Resenhário – Dystopia

Diário de bordo de Lívia Kraken.
Sexta-feira, 11 de abril de 2014.

Capa do livro Dystopia, com uma espécie
de Cowboy steampunk num deserto... e
nas bordas tem o desenho de circuitos
azuis
Fala aí, Capitã!
Oi, Marujo. Chega aqui para eu te contar sobre um livro de antologias que acabei de ler.
Qual é o nome?
Dystopia, organizado por Cândido Ruiz e publicado pelo Selo Editorial Taberna.
E sobre o que é?
São seis contos de ficção científica em mundos distópicos.
E o que é distopia?
A palavra distopia é o contrário de utopia, onde o autoritarismo é predominante, e as tecnologias avançadas são utilizadas, pelo Estado, no controle das sociedades.
Hum, acho que entendi! E sobre o que os contos falam?

As histórias vão de zumbis vuduzados a monstros destruidores de planetas, passando pelos antivírus Fortron dos implantes neurais. Algumas se passam aqui na terra, no Brasil mesmo, enquanto outras se passam no espaço, com inúmeros planetas e raças diferentes.
Parece interessante.
E é! Me fizeram pensar sobre o Estado, as corporações enormes que controlam o mundo, e onde nosso estilo de  vida e a política estão nos levando.
E o que você achou do livro?
Apesar de não ser muito o meu estilo, eu gostei. O livro é curto, e foi rápido de ler. Me lembrou bastante o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, do Douglas Adams.  Os contos “Um beija flor de bronze não gosta de flores cruas” e “Montros genocidas” foram os que mais gostei, e que mais me prenderam na história.
Então você indica?
Indico sim, ainda mais se você curte o tema!