Howl’s Moving Castle

Diário de bordo de Capiton Juan.
Segunda-feira, 09 de dezembro de 2013.

Desenho de uma casa/navio/castelo voador, sobrevoando
uma área montanhosa, com uma montanha verdejante logo
a baixo dela, e uma cordilheira com gelo à frente, em terceiro
plano.
Vou ficar devendo informações maiores sobre o que é essa
casa, ou quem são personagens, porque ainda não vi o filme
vai, vai, me julguem...
Muy buena tarde juanitos! Como están?
Minha amável pessoa cá está para falar não de um filme, mas de uma animação, uma animação um pouco diferente daquelas com as quais estamos acostumados. Qualé la animación?

Estoy falando de Howl’s Moving Castle, queeee chegou nas locadoras brasileñas como “O Castelo Encantado”. Sim, o nome parece de um desses filmes mal animados da Barbie, mas aqui a coisa é MUITO DIFERENTE. O filme conta a história de Howl, um poderoso e charmoso feiticeiro que, em uma de suas andanças, esbarra com a jovem Sophie; nossa bela amiga levava uma vida pacata e recatada até o dito encontro :3....foco hombre!


O encontro de Sophie e Howl vai nos colocar entre estranhas figuras dignas de histórias infantis, como um pequeno aprendiz de feiticeiro, um demônio das chamas tagarela e engraçado, e uma bruxa que se transforma no Jigsaw quando se depara com nosso jovem Howl (sabem la cosa de “quero jogar um jogo com você, jovem rapaz ;) ).

Nessa imagem, temos uma compilação de alguns dos
personagens do filme... incluindo uma senhora, um rapaz de
cabelo azul a abraçando (ele também aparece com uma
garota de cabelo cinza, que eu acho que é a senhora, mais
nova), um rapaz loiro de olhos azuis e uma moça de cabelo
preto... que eu não sei se é uma moça ou um moço... Ah,
esses mangas, animes e japoneses...
Tudo isso, faz com que aos poucos percebamos que os motivos que movem cada personagens são profundos e dignos de um “own >.<”, coisas que não são comuns em filmes do tipo.

Esses motivos... eles são...tão...bom...só assistindo pra saber ;P por se tratar de um filme menos conhecido, não falarei mais sobre a história para evitar spoilers o/ (o que me esforçarei ao máximo para fazer).

Sendo assim, chegamos novamente à questão do dia: capiton, vale la assistida ou non?

R: Não sei o que você tá fazendo que ainda não saiu daqui pra assistir ¬¬, levantem os sentadores e procurem já o santo filme!

A única observação a ser feita é....

Se a história do filme não chamou tanto sua atenção, tenho ainda um ótimo motivo para que ustedes juanitos se arrisquem pelo Castelo encantado... INFÂNCIA. 

A mesma casa/navio/castelo, parado talvez na montanha
verde da outra imagem. Tem varais saindo dela até o chão, e
duas pessoas em pé...
O criador da animação, Hayao Miyazaki tem todo um cuidado e carinho com a arte e qualidade de suas produções, o que não só dá pra notar assistindo, como também é algo muito raro em produções mais atuais, pelo menos nos níveis em que ele realiza seus trabalhos. A simplicidade e as cores nos transportam para histórias infantis e livros que quando pequenos, nossos pais liam para nós. Sim juanitos, na maior parte do tempo se trata de uma animação “so cute” (yo hablo inglês tambien o/ ), mas isso apenas aumenta a curiosidade nos momentos sombrios da trama...enfim, é com um sorriso no rosto e o coração mais leve que se chega ao final do “Castelo encantado”.

Obs: Tô poético hoje!

Hasta luego juanitos o/