Pokémon Ruby, Sapphire and Emerald! As pedras preciosas

Diário de bordo de Capitão Fukumoto.
Terça-feira, 07 de outubro de 2014.

Capa do jogo Pokémon Rubi, com o lendário Groudon
É um novo mundo de aventuras, lálálá esqueci a letra... abertura do Pokémon Johto? Nem lembro gente, desculpa. Anywaaay~ volteeeei! Hoje falaremos da terceira geração da série Pokémon, que apareceu para o Game Boy Advance: Pokémon Ruby e Sapphire.
Esses jogos foram lançados no Japão em 2002 e por aqui, no ano de 2003.
Assim como Pokémon Crystal, que introduziu sistemas que permaneceram até hoje, Pokémon Ruby e Sapphire fizeram a mesma coisa. Habilidades para cada Pokémon, como: Pokémons do tipo voador sendo imunes a ataques do tipo terra, Pokémon que intimida o oponente e o ataque dele reduz e entre outros.
Os jogos também adicionaram, como eu posso chamar isso? Naturezas para os Pokémons? Tipo uma característica para eles. Essas características, ou ‘natures’ em inglês, mudam os status do seu bichinho; podendo subtrair 10% de um status e adicionar 10% em outro. Por exemplo, podemos ter um Mudkip modesto; ou seja, ele terá menos ataque e mais ataque especial. E se falando de status, os jogos tiveram uma pequena mudança no sistemas de EVs e IVs. Para ganhar os EVs bastava passar de nível e a quantidade de IVs para cada status não era mais 15 e sim 31.
Os jogos adicionaram as batalhas em duplas, onde dois pokémons do treinador entravam em campo e também os Pokémons Contests. Esses concursos se baseavam em mostrar suas habilidades em várias categorias, como beleza, inteligência e entre outros. Aliás, cada ataque tinha o seu próprio tipo para esses concursos. Com esses concursos, o jogo adicionou os Pokéblocks (feitos com berrys) que aumentavam o que você quisesse para o concurso, tipo deixar um Seedot cheio de beleza, e também medalhas que se ganhavam atingindo algumas metas.
Capa do jogo Pokémon Safira, com o lendário Kyogre
O jogo adicionou 135 Pokémons novos. Sofrimento para completar a Pokédex sim ou com certeza? Com certeza, né? Porque aqui vai a novidade, o jogo totalizava 386 Pokémons, contando com o antigos, porém, você não conseguia ter um Charmander neste jogo, até o lançamento dos remakes. Pelo menos você ainda podia ter o lindo do Magikarp em seu time.
A história é tão bonitinha gente!! O seu personagem está se mudando para a cidadezinha chamada Littleroot Town, depois que seu pai se tornou líder de um ginásio na região de Hoenn. E gente... sua família é de Johto! Isso não é fofo? E também é o primeiro jogo onde o personagem tem os dois pais presentes. Sua mãe sugere que você conheça o professor da cidade que é super amigo do seu pai. Você sai de casa e encontra o professor sendo atacado por um Pokémon e adivinha? Isso mesmo, você vai escolher o seu inicial para o salvar. Treecko delícia de grama, Torchic gostoso de fogo e Mudkip sensual de água. Sim, eu amo os iniciais dessa geração. Após conhecer a filha ou filho (dependendo do que você escolher no início do jogo) do professor, e ganhar os sapatinhos de correr (hahaha, adorei minha tradução de Running Shoes) da sua mãe, você pode seguir viagem e se aventurar pelo continente de Hoenn. Você também ganhava um objeto chamado PokéNav. Nele você podia visualizar o mapa, encontrar revanches e no terceiro jogo da série, um sistema de ligações incrementou o aparelho.
Os vilões dos jogos são o Team Aqua e o Team Magma e sim, há algumas diferenças na história dependendo do jogo que você escolher. Um quer despertar o lendário Groudon e o outro, o Kyogre. O motivo? Team Magma quer expandir a quantidade de terra pelo mundo usando o lendário e o Team Aqua, adivinha? Expandir a quantidade de água usando o lendário. E após salvar o continente destes vilões e de seus planos, bora para a elite e fazer o pós-game, right?
Capa do jogo Pokémon Esmeralda, com o lendário Rayquaza
Anyway, o jogo foi bem recebido e teve ótimas notas. O terceiro jogo desta geração teve algumas mudanças. Em Pokémon Emerald você tem que derrotar os dois times dos vilões e não apenas um deles, ou seja, a história teve algumas mudanças. Mas o melhor de todas as novidades deste jogo era que ao final do game você podia conseguir os iniciais de Johto com o professor.
Para finalizar eu apenas digo: esses jogos são uma delícia. Não é à toa que muitos fãs esperam loucamente pelo remake desses jogos que será lançado em novembro. Uhuuul! Então bora trabalhar e juntar dindin para comprar essas lindezas.


Bom moçada, é isso aí e próxima semana falaremos dos jogos que saíram para o Nintendo DS.