Pokémon Diamond, Pearl & Platinum em duas telas!

Diário de bordo de Capitão Fukumoto.
Terça-feira, 14 de Outubro de 2014.


Dialga, o tempo
Pra ser um mestre, Pokémon mestre! Eu vou escrever a nova história, hey! Nada como cantar uma musiquinha antiga para ilustrar os jogos de hoje. Em 2004 a Nintendo lançou um console de duas telas chamado Nintendo DS. Na época do lançamento eu era um garoto até que feliz com o meu Game Boy Advance, mas quando anunciaram Pokémon Diamond e Pearl para o DS eu percebi que eu ficaria triste se eu não o possuísse. Comprei o console antes do lançamento dos jogos e juro pra você, fiquei sem comprar nenhum jogo para o console até lançar o Pokémon em nossas terras. Garoto pobre é assim mesmo.
Pokémon Diamond e Pearl; ou como diziam os vendedores para mim: “Pokémon Diamante e Pérola”, é um jogo maravilhoso meus queridos. A história se passa na região de Sinnoh e começa com o personagem principal assistindo a um noticiário do aparecimento de um Gyarados vermelho no lago de Johto... sim meus queridos, aquele mesmo lago! Ou seja, ou o personagem principal de Johto o capturou ou não. Simples assim, porque eu nunca iria deixar aquele shiny lazarento escapar já que é difícil achar um. Após isso, você vai até a casa do seu melhor amigo e partem para o lago Verity. Lá encontram o professor conversando com o personagem do sexo oposto sobre a vida pacata do professor e suas pesquisas envolvendo o lago. Os dois vão embora deixando para trás uma maleta. Os amiguinhos felizes se aproximam da maleta e um bando de Starly os ataca. Imagino que deve ter acontecido algo do tipo: Starly, maleta, Starly, maleta, Starly, maleta e partiu abrir aquela bagaça. E o que tinha lá? Ooooooooh, três Pokébolas! Coisa nova no jogo, só que não! Turtwig de grama, Chimchar de fogo e Piplup de água. Três iniciais fofinhos que ganham outros tipos conforme evoluem. Os malvados destes jogos é o time Galactic que possuem como ambição a recriação de todo universo Pokémon. Tipo, coisa básica; super fácil de acontecer. Novo enredo, novos líderes e nova elite dos quatro para alegrar o pessoal. Em se tratando de novo enredo, aqui eu preciso dizer que eu morri ao ver a líder Jasmine de Johto fazendo uma ponta no jogo, gente... ela é muito linda! Casa comigo moça.
Palkia, o espaço
Adição de 107 Pokémons novos e uma Pokédex que totalizava 493 Pokémons. Pokémons novos e novas evoluções de Pokémons antigos, como Magmar e Electabuzz. Não sei vocês, mas eu vibrei como nunca com essas novas evoluções. Conectividade com os jogos de Game Boy Advance, onde você transferia seus bichinhos para o jogo e “destravamento” de certos Pokémons em algumas áreas do jogo.
O jogo também possuía o Global Trade Station onde você podia depositar Pokémons para troca e também procurar qualquer Pokémon para trocar no mundo inteiro. Por exemplo, coloco um Pikachu e peço um Shinx. E uma pessoa do México acha a minha oferta e realiza a troca. Tudo bem que o pessoal apelava oferecendo um Magikarp e pedindo um Moltres, tipo... oi?
Sinnoh possuía um subterrâneo, onde o jogador podia procurar por pedras evolutivas, fósseis, outras coisas aleatórias e criar uma espécie de base secreta, assim como em Pokémon Ruby e Sapphire. Nesse subterrâneo você podia se conectar via wireless com jogadores que estivessem por perto e participar de mini games. As Pokébolas também podiam ser personalizadas com adesivos que criam uma apresentação na hora em que a Pokébola é aberta. Tipo estrelas aparecerem em torno do Pokémon ao sair da Pokébola.
O sistema de dia e noite que apareceram nos jogos da segunda geração, voltaram com um relógio embutido. Então se aqui tá de manhã, no jogo está de manhã. Isso trouxe bastante mudança para os jogos, pois alguns eventos só aconteciam em determinado dia da semana, como o Drifloon que só aparecia nas sextas-feiras. Os Contests também retornam com o nome de Super Contests, pois traziam algumas mudanças, tipo acessórios e competições de dança. Para nos ajudar com os Contests, tínhamos os bolinhos feitos de berrys, que substituíram os Pokéblocks.
Giratina, a antimatéria
Após algum tempo, Pokémon Platinum ou Platina, para vendedores brasileiros, foi lançado. Algumas diferenças na história como Sinnoh que teve sua temperatura alterada e por isso os personagens principais usam roupas de frio; o noticiário do início agora falava que o professor de Sinnoh tinha voltado de Kanto e entre outras. Não podemos esquecer de citar o detetive Looker; um personagem novo que vem ganhando destaque em outros jogos da série.
Esses jogos tiveram notas muito boas e suas vendas foram altas. Comentários do tipo “a melhor experiência de Pokémon” para Diamond e Pearl e “continua sendo bom” para Platinum que foi lançado dois anos depois, eram vistos em algumas análises de revistas e sites famosos. Ou seja, em resumo estes jogos são ótimos.
Como todos sabem, tivemos duas gerações novas no mesmo console. Então próxima semana eu volto com as aventuras Preto e Branco do DS para vocês. Até a próxima