E por último, mas não menos importante

Diário de bordo de Jowfish Kraken.
Quinta-feira, 10 de maio de 2012.
Imagem de uma criança, menino, loiro,
fazendo cara de espanto tipo: "OLÔCO!!!"
E agora, falta o quê?
Falta... deixa eu ver... Ah! Faltam os adultos, Capi!
É mesmo, os adultos... Isso é o mais de boa pra entender e o mais chato de se meter.
Por quê?
Porque o adulto começa a entrar naquela fase em que acha que não deve nada pra ninguém.
E aí?
Daí acontece uma de duas coisa: fica chato, ou continua criança. Simples assim.
Erm... eu... não entendi...

Você já conheceu esses dois tipo de adulto. Um que não para de brincar, ou fazer gozação, tirar sarro e tal... e outro que é sempre sério, “não gosta” de brincadeira, dificilmente ri e...
A, sim... isso já vi um monte sim, Capi.
Então...
Mas por que eles são chatos?
Chato, que eu digo, é de se achatar. De não querer abrir a mente pra novos mundos, novas paisagens e tudo o mais...
Ah, tá, continua. E daí?
Então. Daí a gente tem o seguinte: aqueles que não perderam o espírito de criança, GE-RAL-MENTE... nem sempre... gosta de Fantasia, Aventura, Suspense...
Gosta de ficção no geral, né, Capi?
Isso. Fica mais fácil assim. Eles prefere Ficção e Fantasia.
E quem é sério?
Quem é mais sério, DI-FICIL-MEN-TE... nem sempre, também... não vê mais graça na Fantasia.
Ai, credo!!! Por quê, Capi?!
Porque eles prefere uma vida mais direta, mais... como é a palavra, mesmo...? É... objetiva! isso, uma vida mais objetiva. E a Fantasia acaba sendo perca de tempo pra ele, porque ele não vê nada que possa tirar daquilo, savvy?
Então do que eles gostam?
Biografias, por exemplo... é... autoajuda... o que eu Ó-DÉ-IÓ... coisas assim.
Imagem de um semblante azul, não
identificável, com um ponto de
interrogação branco à frente do rosto
Ai, Capi, por quê?!
Porque eu acho que autoajuda não...
Não, Capi! Por que eles preferem esses tipos e não a Fantasia?
Ah... hihihi... então. Dali eles podem tirar alguma solução real de alguma coisa pelo que estão passando, por exemplo. E não uma saída mágica.
Entendi...
Mas... então como atrair esses dois tipos?
Não atrai.
??????????????????????????????????
COMO NÃO, CAPI?!?!?!?!?!?!?!
Por isso eu disse que é o mais chato. “Adulto” SEMPRE dá problema. Tu mexe com criança, dá certo, mexe com adolescente, dá certo, mas chega no adulto... ARRR!!!
Por quê?!
Porque se você colocar ficção na coisa, o chato não lê.
E se for biografia, ou autoajuda...
A criança não lê.
Ai, Capi! Que saco!
É... mas tem uma coisa que os dois querem dos livros.
O quê?
Surpresa!
AI, Capi! Adoro surpresa! Cadê?
Não, tonta! Eles querem se surpreender no livro!!!
Ai, Capi... calma, meu...
Eu TÔ calmo!
Ai, tá, tá... surpreender com o quê?
Com qualquer coisa. História, tema, personagem... mas no caso das crianças, principalmente é o personagem e a narração.
Sem contar o final, né, Capi?! Porque, tipo assim, eu A-DO-RO finais emocionantes, que eu não esperava acontecer e tals...
Pôster de chamada do livro "Os Reis do Rio", do
autor Rafael Lima, mostrando a cidade do Rio de
Janeiro destruída, em uma cena realmente caótica
Então. O final atrai os dois, e NENHUM deles gosta de um final previsível ou sem sentido nenhum.
E o que é principal pros chatos?
Os chatos querem saber mais da lógica, do raciocínio, da estratégia. Como ele fez pra superar tal obstáculo... como ele conseguiu sobreviver... o que ele fez... como ele fez... por que ele fez... tudo isso.
Hum... entendi, eu acho...
Então com isso a gente fecha todo mundo, né?
Basicamente.
Ah, mas calma aí, Capi!
EU tô calmo, fio!!! Fala, Marujo.
Mas e esse negócio de literatura pra menino e literatura pra menina?
Que é que tem?
Por que isso acontece, Capi?
Depois eu te conto.
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOooooooo...!!!!!