Adivinha o que é...

Diário de bordo de Jowfish.
Domingo, 1 de maio de 2011.

“Adivinhar o quê?”
O que o quê?
“Uai, o que tu falou no título!”
Ah, sim... Não é pra adivinhar não.
“Então o quê?”
O que o quê?
“Tu tá pedindo um murro, capitão.”
Repete... Pedindo o quê?
“Um rum... Isso, um copo de rum... aqui, ó... tó... ó que gotoso...”
Hum...
“Que tipo de charada é dessa vez?”
Adivinha.
“Adivinhar o quê?! Tu acabou de dizer que não tinha que adivinhar nada...”
Mas não tem mesmo.
“Mas...”
O nome da charada é “ADIVINHA”!!!
“... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH SIM... Agora faz mais sentido mesmo...”
Marujos... humpft...
“Que isso, capitão... Que tipo de charada é essa tal de adivinha?”
Adivinhar o quê?
“Não começa, hein?!”
Tá, tá... era brincadeira... tá loco, que irritação logo cedo...
“Pfffff...”
Tá bom, tá bom... Aqui na adivinha entra a maioria das charadas...
“Tipo?”
Vai deixar eu falar?!
“Nossa... que estresse... já calei...”
Ótimo.
Aqui entram as charadas de pontinhos; filmes; diferenças; semelhanças...
“Ou seja, basicamente tudo.”
Bom...teoricamente, esse tipo PEGA tudo...
“Uai... mas então... os enigmas são adivinhas?!”
Não, não.
“Então me perdi...”
A diferença de um pro outro é o JEITO que são feitas.
“Ah, sim... Tudo tem o seu jeitinho...”
O meu jeitinho não... Só eu tenho!
“Não o seu, cabeçudo!”
O QUÊ?!
“Eu... Eu... Eu perguntei se já bebeu tudo. Foi isso... quer mais rum? Aqui, ó... tó...”
Hum...
“Qual a diferença das duas?”
Ah, sim.
O Enigma, como disse da ontem, fala sobre as funções de um objeto, ou um ser. Vai falar o que aquilo faz, ou como faz, e você tem que se virar pra descobrir o que é.
“Uhum. Disso eu lembro.”
Já a adivinha vai trabalhar com as palavras. Qualquer adivinhação terá essa característica, por exemplo:
Encontraram um político honesto. Qual o nome do filme?
“Vixi... não sei...”
Quer dizer, “Avatar”.
“Hum... acho que entendi. Então uma adivinha mexe com as palavras, porque muda as originais por outras parecidas?”
Também. E é o mais comum, outro exemplo é:
O que são seis pontinhos coloridos no jardim?
“Seis pontinhos... não sei.”
Os Flower Rangers.
“Ah, sim... que seriam os Power Rangers.”
Exatamente.
Mas nem todas mexem assim. Algumas dão dicas, como:
A filha convida a mãe para morar com ela e o marido. Qual é o nome do filme?
“Tá... seria alguma coisa com destruir o casamento...”
Isso mesmo. A resposta é “Como Perder um Homem em 10 Dias”.
“Ah, saquei... Se não for mudança na palavra, a adivinha pega uma coisa que todo mundo tem na cabeça como dica?”
Isso, Marujo! Por exemplo, esse aí é de sogra... e ficou na cabeça de todo mundo que sogra e genro, ou nora, não combinam, então já temos uma dica.
“Hum... Agora tudo faz sentido...”
Viu? É bem simples.
“Ah, nem tanto assim. É só treinar pra ficar bom.”
É... É o treino que te faz capitão, Marujo.
“Já tá no meu caderninho.” [anota anota]