Este papo está estranho...

Diário de bordo de Jowfish.
Terça-feira, 21 de junho de 2011.
AHOY, Marujos!!!
Essa conversa de hoje vai praqueles Marujos que ficaram indecisos pra ver se continua, ou se volta.
Esse daqui é uma conversa antiga do Navio, que eu tô colocano de novo.
Tentei pegar uma bem engraçadinha...
É assim que vai ficar caso a gente volte pra como era antes!

________________________________________________________

A Personalidade da Leitura

Diário de Bordo de Jowfish.
Quinta-feira, 21 de outubro de 2010.

Dizem que leitura não atrai o jovem... Que coisa ridícula!
Isso mesmo, RI-DÍ-CU-LA! Não gostou?! Vem cá, então... Vamos resolver isso no xadrez!
Pindorimbas... Era só o que me faltava, viu?! Claro que atrai! Tanto que eles estão cada vez mais unidos ao Tio Kut, Tiu Iti, Tia Fê Sibuqui e outros aí.
Eu disse, antes, que o que as pessoas precisam descobrir é O QUE elas gostam de ler.
O quê?! Mesmo eu falando tudo isso... Trazendo provas INCONTESTÁVEIS [porque todo argumento de capitão é incontestável]... MATANDO tubarão a nado... O senhorzito, ou a senhorzita insiste que não gosta de ler?!
Eu tô achando que tu tá querendo me fazer de bobo... Mas tudo bem.
Vou mostrar, hoje, um jeito bem simples pra você COMEÇAR a buscar algumas coisas para leitura... Ou melhor: Autoconhecimento [falei bonito, não falei? Vai, confessa!].
Já que você insiste em querer me fazer de bobo, falando isso, você deve gostar de piada. Deve ser um piadista [sei lá se isso existe. Se não existia, agora existe!].
Então aqui vai um tesourinho diretíssimo de nosso arsenal:
Comédias para se ler na escola”, de Luis Fernando Veríssimo e organização de Ana Maria Machado.
Esse livro é fininho [oba!] E bem humorado [como a crônica chamada “Sexa”].
Se esse não é suficiente. É grosso demais [se falar isso leva uma canhãozada na orelha!], então pegue algum livro de piadas. Pode ser qualquer um, desde que seja do tema que te agrada, claro [aliás... isso me deu uma ideia de uma próxima anotação]. Depois disso, tente o do Veríssimo.
Mas digamos que você não goste muito de textos humorísticos... Digamos que você prefira histórias fantásticas: dragões, espadas, poderes, aventura, diversão...
Então olhe para qualquer lugar... Que vai achar alguma coisa.
Mas, claro que não deixaremos que escolha qualquer furreca aí... Pode ver, por exemplo, Harry Potter, da J. K. Rowling “É pra criança!”, vem o grito daí.
Muito enganado você está, jovem gafanhoto. Mas esse também é tema para outra reunião.
Mas tudo bem, você pode se aventurar pelo Aura de Asíris, de Rafael Lima; ou a saga A Herança, de Christopher Paolini [Eragon, Eldest e Brisingr].
Mas se a sua praia é aventuras mais sombrias... Mais tenebrosas...
Então busque pelo O Senhor da Chuva, ou Os Sete e Sétimo, todos do André Vianco; ou então o Charadas Macabras, da Angela Lago.
Mas “Não!”, você me diz, “Riso, aventura e tenebrosidade são para os fracos! Sou alguém muito sério e [ou] gosto de pensar, não ficar vendo essas porcariadas!”
UUUUUUUI! Agora me senti intimidado [humpft!]
Primeiro de tudo, piadas não são porcarias. São as formas mais puras de se expressar a visão de alguém cobre alguma coisa... Mas vamos falar nisso outro dia.
Faça o seguinte, então, meu caro Marujo irritadinho:
Procure um livro policial.
Vixi... Isso tem aos montes: Sir Arthur Conan Doyle [com a série Sherlock Holmes], Agatha Christie [com Assassinato no Expresso do Oriente, O Caso dos Dez Negrinhos e Assassinato de Roger Acroyd], Dan Brown [com O Código Da Vinci e Anjos e Demônios]...
“Que absurdo!”, grita seu amigo, “Onde já se viu! Graça? Aventura?! Magina! Meu negócio é censura 18 anos... Só relaxar.”
Muito simples. Leia O Doce Veneno do Escorpião, da Bruna Surfistinha [censura 18 anos, hein, galerinha?!]
Mas mesmo assim, se esse ainda tem partes demais pra pensar... E você quer algo que REALMENTE não precisa forçar sua cabeça, pra não doer... Se quer apenas passar o tempo [pra não dizer perder, porque leitura nunca é tempo perdido], tente ler a saga Crepúsculo, da Stephenie Meyer [Notou que eu disse TENTE, não é?].
Se você desistir no meio do caminho, meu querido, não se preocupe. Quer dizer que está preparado pra alguma coisa de qualidade.
Aliás, falar sobre isso me deu mais uma ideia de nota...
Enfim, deu pra perceber que existe um tipo de livro para cada gosto, não é?!
Deu....................... Não DEU?!
Sabia que sim.
Nesse post, dei apenas uma pincelada bem por cima... Prometo que, nos seguintes, falarei de cada um mais especificamente.
Certo?
Certo!
Até mais, Marujo!

Mey disse...

Perfeito!

Lii disse...

Ah, aí fica difícil né!
Ótima postagem! Adorei!
Mas ler como piratas falando é engraçado...rs
hohoho fiquei confusa...
Não tem como misturar? O antes e o agora?
Não né... ia ficar muito confuso...rs

OPL disse...

Misturar o antes com o agora? Como assim?

Lii disse...

Não, me ignore. Eu dei uma viajada enorme pelos sete mares >.<'
Pensei uma coisa e acabei de ver que me confundi.
Desculpa Capi ^^'

OPL disse...

IAUSHUAHSIUAUSHIUAHSUUHS

Viajar é o lema desse Navio!!!

Se tu se confundiu....então quis dizer o quê? Agora o confuso sou eu auishuashiuas

P-)

Lii disse...

Deixa eu melhorar o meu comentário...
Eu gosto mais do jeito dessa postagem, é melhor para ler. Mais fácil.
Mas o jeito de "conversa entre piratas" fica mais original...até mais interessante... só que é um pouco ruim para ler.
Mas eu que estava em dúvida, prefiro esse jeito.
O que eu tinha dito de misturar o antes e o agora, seria fazer postagens com os piratas conversando, mas fazer de vez em quando alguma assim...apenas um texto... por mais que exista uma conversa com o leitor.

Compliquei demais? :x

OPL disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMM

Saqueis......... Tirar um pouco das estrifulias, né? P-)

Lii disse...

uhum!

Você me entendeu :D
Eu achei que tinha me enrolado toda xD

OPL disse...

Ok!

Anotado...

OPL disse...

Você enrola... eu desfio...........................e fazemos macarronada!!! \o/\o/\o/\o/\o/\o/

Larissa Vicentini. disse...

AUSHAUSHUAHSUAHU

Penso seriamente que talvez você tenha heterônimos. Ou sejam almas roubadas tipo Shang Tsung* ou algum tipo de mutanticidade* da Vampira!

Pois é! Adorei a ponta crítica XD Isso me fez lembrar um trecho de "Angústia":
“O que eu precisava era ler um romance fantástico, um romance besta, em que os homens e as mulheres fossem criações absurdas, não andassem magoando-se, traindo-se. Histórias fáceis, sem almas complicadas. Infelizmente essas leituras já não me comovem.” (Graciliano Ramos)

OPL disse...

Eu tenho amigos imaginários.....serve?

UAHSIUAHSUHASHUASUHIAHSHAUSIUASHUASHS

P-)